Cabreu Voip
Acusação

Tribunal Penal Internacional de Haia analisará denúncia contra Bolsonaro

A acusação é de que o líder do Executivo cometeu crime contra a humanidade

09/06/2020 09h56
Por: Gideone Rosa
Fonte: J.O.
236
Presidente Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, fazem declaração à imprensa no Planalto
Presidente Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, fazem declaração à imprensa no Planalto

Por Thauany Melo 

Partido Democrático Trabalhista (PDT) acusou presidente de crime contra humanidade em razão de postura no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil

Nesta segunda-feira, 8, o Tribunal Penal Internacional (TPI) informou que vai analisar a denúncia feita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o presidente Jair Bolsonaro. A acusação é de que o líder do Executivo cometeu crime contra a humanidade em razão de sua postura no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil. A corte do TPI tem sede em Haia, na Holanda. 

O documento do Tribunal ressalta que o recebimento não significa que a investigação será aberta.

De acordo com a denúncia do PDT, o presidente tem contrariado recomendações para reduzir a propagação do novo coronavírus no país e ignora recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde. Além disso, documento acusa omissão, como a não adoção de testes em massa.

“Ressoa inconteste que as falas irresponsáveis proferidas pelo presidente da República, sobre o novo coronavírus, influenciam o comportamento dos cidadãos para o descumprimento das medidas necessárias ao combate do Covid-19”, está escrito em trecho da denúncia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.