Cabreu Voip
Fiscalização

TCE-GO lança plataforma para alertar gestores sobre irregularidades

Veja como será análise de bancos de dados

02/06/2020 10h21
Por: Gideone Rosa
Fonte: TCE-GO
165
Foto: Divulgação/Animação e ilustração de Anderson de Castro
Foto: Divulgação/Animação e ilustração de Anderson de Castro

Uma nova metodologia eletrônica de fiscalização vai ser adotada pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás para se comunicar eletronicamente com os poderes, órgãos e entidades sujeitos ao seu controle. O Sistema de Avisos e Trilhas (SAT) usa BiG Data para analisar bancos de dados e assim alertar os gestores sobre eventuais inconsistências ou indícios de irregularidades detectados pelo TCE-GO, de forma que o responsável possa justificá-las ou adotar imediatas providências para solucionar a pendência. 

O novo sistema, aprovado pela Resolução Normativa n° 3/2020, publicada no Diário Eletrônico de Contas desta segunda-feira (1º/6), registra o resultado do processamento de trilhas eletrônicas de auditorias, as quais decorrem do cruzamento de bases de dados custodiadas ou de propriedade do TCE-GO e que resultam em informações gerenciais, inconsistências ou indícios de irregularidades.

O Tribunal possui acesso às diversas bases de dados dos jurisdicionados e instituiu recentemente a plataforma de Big Data para gerenciamento dessas informações, possibilitando a realização de cruzamento de dados e a consequente geração de centenas de trilhas de auditorias, igual número de avisos e indícios de irregularidades. Gobato explica que seria contraproducente a instauração de procedimentos de fiscalização para todas essas ocorrências.

O SAT vai permitir aos conselheiros relatores e às unidades técnicas acompanhar, eletronicamente e em tempo real, os avisos das inconsistências ou indícios de irregularidades disponibilizadas aos jurisdicionados, bem como as providências adotadas para cada caso, contribuindo para uma atuação tempestiva do Tribunal de Contas, melhoria do desempenho da gestão pública estadual e o combate à fraude e ao desvio de recursos públicos.

A gestão do SAT ficará a cargo do Serviço de Informações Estratégicas, vinculado à Secretaria de Controle Externo e o sistema estará disponível no portal da Internet do TCE-GO para utilização dos poderes, órgãos e entidades jurisdicionadas.


Confira aqui animação do TCE-GO explicando o que é e como funciona o Big Data

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 15h05
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 15°
29°

Sensação

6 km/h

Vento

35%

Umidade

Fonte: Climatempo
Planeta mais limpo - Diga não ao copo descartável
Anuncie Aqui
Anuncie! Chame o CAL
Câmara Municipal de Jataí
Câmara Municipal de Jataí - 2019
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio