Chame o CAL
Alego

Assembleia Legislativa de Goiás OnLine

Primeira sessão remota da Alego deve acontecer nesta quarta-feira, 25

24/03/2020 10h16
Por: Gideone Rosa
Fonte: Ascom
111
Alego terá sua primeira Sessão remota
Alego terá sua primeira Sessão remota

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, a sessão está prevista para se iniciar às 15h, horário regimental, e serão transmitidas ao vivo pela TV Alego

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos legislativos durante o período de suspensão das atividades parlamentares e discutir ações de combate a pandemia do novo coronavírus (CODIV-19) no Estado, o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), anunciou nesta terça-feira, 24, que os testes para o início das votações remotas no Parlamento goiano serão realizados hoje. E a partir de amanhã, 25, está previsto a realização da primeira sessão ordinária por videoconderência, em horário regimental, às 15h. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Alego.

Na semana passada, o chefe do Poder Legislativo divulgou a implantação da plataforma na Casa de Leis, a exemplo do sistema adotado pelo Congresso Nacional. Segundo ele, a “sessão virtual” possibilitará a discussão e apreciação de matérias importantes e de interesse da população goiana sem a presença física dos deputados.

“Vamos iniciar o teste com os deputados nesta terça-feira para que amanhã já possamos dar inícios às sessões. Assim como no Senado e na Câmara Federal, também discutiremos aqui, de forma virtual, diversos projetos de interesse coletivo, principalmente, aqueles relacionados às ações de combate ao coronavírus. Estamos atentos e totalmente empenhados nesta essa causa”, disse o presidente da Alego.

Lissauer esclareceu que mesmo de forma remota, as sessões virtuais serão transmitidas, ao vivo, pela TV Alego, no canal 61.2 da TV aberta ou no canal 8 da Net, e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br. “Transparência é um dos pilares da nossa gestão e por isso, mesmo não estando presencialmente, vamos transmitir todas as sessões plenárias ao vivo através da nossa TV Alego e do nosso portal. A população de todo o Estado de Goiás poderá nos acompanhar de onde estiver”, afirmou.

A conexão entre os parlamentares será estabelecida em áudio e vídeo via tablet, smartphones e computadores.

Projeto em pauta

Uma das primeiras matérias que deve ser apreciada através da plataforma é o pedido de reconhecimento de calamidade pública em Goiás por conta do novo coronavírus. Semelhante à medida tomada pelo Governo Federal, o decreto prevê a flexibilização do cumprimento da meta fiscal no Estado diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos para tentar conter a crise e queda de arrecadação. De acordo como governador Ronaldo Caiado, há uma previsão de déficit na ordem de R$ 4 bilhões para este ano devido à pandemia o da COVID-19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.