Nas últimas décadas Rio Verde experimentou um salto produtivo e populacional gigantesco, com a chegada de indústrias do porte de Perdigão, Cargill, Klabin, Rumo, Crown e muitas outras marcas nacionais e estrangeiras, além da Comigo – Cooperativa Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano –, entidade que já existia desde 1975 e hoje detém um amplo parque industrial.
Hoje, a cidade no Sudoeste Goiano é o 2º maior produtor de grãos do país e o 1º maior produtor de proteína animal. Se a vocação para o Agro persiste, a cidade também abriu suas portas para o investimento tecnológico e para a pesquisa avançada, abrindo diversas frentes de trabalho para sua crescente população, que hoje chega a mais de 225 mil habitantes.
Um dos diferenciais para esse avanço está na localização estratégica: a cidade é ponto de convergência entre diversas rotas importantes do país, além de contar com a plataforma multimodal da Ferrovia Norte Sul. Sem falar que o aeroporto de Rio Verde oferece voos diários para diversos pontos do Brasil.
Maior exportador do estado de Goiás, Rio Verde se destaca na produção de soja, com 1,5 milhão de toneladas por ano, e de milho, com 2,5 milhões de toneladas por ano, sendo também o maior produtor de proteína animal do país. E a última edição da Tecnoshow Comigo, uma das maiores feiras agro do país, que acontece na cidade, movimentou cerca de R$ 15,5 bilhões em negócios.
Rio Verde é destaque na produção de soja, milho e de proteína animal. — Foto: Acervo
Sabendo que o crescimento e a atração de tantas parcerias comerciais demandariam melhorias na qualidade de vida, a prefeitura investiu mais ainda na Educação, Segurança, Lazer e Infraestrutura. Hoje Rio Verde é destaque no IDEB e apresenta um dos IDHs mais altos do estado.
Quem chega para investir conta com incentivos como o Progoiás, o FCO e o Proden-RV, que promovem benefícios fiscais e a doação de terrenos para indústrias que planejem se estabelecer e crescer junto com a cidade.
Esta é a Rio Verde que, conectada com futuro, continua buscando investidores para se firmar como um dos maiores centros produtivos do Brasil. Uma prova de que as oportunidades e a qualidade de vida se conectam no Sudoeste Goiano.
Fonte: Instituto Mauro Borges (IMB) /Secretária de Economia de Goiás / Ministério da Economia.
Elaboração: SEDEC (Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo) / Prefeitura Municipal de Rio Verde.
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 25°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsas