Segunda, 09 de Setembro de 2024
64 99945-1332
Saúde Ipasgo

Ipasgo Saúde projeta ampliar em até 80% atendimentos em saúde mental e preventiva

Plano de saúde dos servidores públicos do Estado de Goiás desenvolve unidade com foco em atendimentos oncológico, psicológico, psiquiátrico e na redução de fatores de riscos de doenças

26/08/2023 09h22
Por: Gideone Rosa Fonte: Ipasgo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ipasgo Saúde projeta ampliar em até 80% a capacidade de atendimento em saúde mental e em 50% a assistência preventiva. Para isso, os Ipasgo Clínicas (Iclin) Atenção Primária, no Setor Pedro Ludovico, e Saúde Mental, em Campinas, serão transferidos para um novo prédio localizado no Setor Bela Vista. Com a mudança, o número de atendimentos por mês deve chegar a 7,2 mil nas áreas de psicologia e de psiquiatria e a 2,2 mil em relação às ações que têm como foco evitar doenças por meio da mitigação de fatores de riscos. 

 A unidade também contará com um novo serviço, a Terapia Infusional, voltada a aplicação de medicamentos oncológicos e de alto custo, além da realização de pequenos procedimentos ambulatoriais.                                                                                                          "Essa nova unidade é a primeira mostra do diuturno trabalho que temos empreendido para dar ao Ipasgo Saúde não apenas um serviço de excelência em atenção primária, oncologia e saúde mental, mas também para fazer dele uma referência nessas áreas”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, Vinícius Luz.

 

Além de investir na reestruturação física das unidades, a exemplo da modernização do Multiatendimento, central de relacionamento presencial com o Ipasgo Saúde, entregue em julho, a instituição projeta investir em serviços prestados pela operadora diretamente aos beneficiários, uma tendência de mercado que reduz  custos assistenciais. Apenas com o serviço próprio de infusão de medicamentos, o Ipasgo Saúde projeta uma economia de R$ 7 milhões por mês ou R$ 84 milhões ao ano. 

“A instalação de duas Iclin em um novo prédio, além de melhorar significativamente a estrutura de atendimento e de ampliar os serviços prestados aos beneficiários, reduzirá custos, efeito da verticalização de serviços, e garantirá adequação aos padrões da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)”, avalia a gerente de Ação Preventiva do Ipasgo Saúde, Letícia Xavier. 

Hoje, tanto o Iclin do Setor Campinas, que realiza por mês cerca de 4 mil atendimentos em saúde mental, quanto o serviço de Atenção Primária, que funciona na sede administrativa do Ipasgo Saúde e recebe aproximadamente 1,5 mil beneficiários por mês, operam no limite máximo e em estruturas que não atendem aos padrões da agência reguladora. Segundo ela, as transferências para o novo local também melhor atenderão às normas de vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica, ao Corpo de Bombeiros e aos conselhos profissionais. 

“Com essa nova unidade, teremos estrutura física e de mobiliário que cumprirão rigorosamente os preceitos legais e de segurança e, ao mesmo tempo, teremos condições de criar uma clínica ampliada para esses serviços, oferecendo aos beneficiários do Ipasgo Saúde atendimento com conforto, comodidade e qualidade”, acrescenta Letícia.

Projeto

Localizado em um prédio de sete andares, o novo Ipasgo Clínicas Setor Bela Vista terá estrutura moderna, tecnologias médicas, ambiente holístico e humanizado, tanto para colaboradores quanto para os beneficiários, dotado de componentes estéticos sensíveis aos sentidos como, por exemplo, a luminosidade e nível de ruídos, além de estacionamento para profissionais e clientes. A proposta é que o local, que ao todo terá capacidade de atender entre 400 e 500 beneficiários por dia, funcione de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Nele, o térreo será dedicado à Terapia Infusional, um espaço composto por poltronas, leitos e sala de procedimentos com capacidade de atendimento de 100 beneficiários por dia. Enquanto no primeiro andar será instalado o serviço de psicologia infantil, com capacidade para atendimento diário de aproximadamente 50 crianças, inclusive das com Transtorno do Espectro do Autista (TEA). O local terá recepção pediátrica, espaço lúdico para realização de terapias, brinquedoteca e oito consultórios. 

O segundo será dedicado ao atendimento psicológico e o terceiro ao serviço de psiquiatria, ambos voltados aos beneficiários adultos e cada um deles dotados de oito consultórios. O quarto andar do Iclin receberá os beneficiários cadastrados nos serviços de atenção primária, que focam na qualidade de vida por meio de  ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e de planos terapêuticos individuais e em grupo. Para recebê-los em atividades como arteterapia, o local contará com oito consultórios e recepção com 20 poltronas. 

Já o quinto andar será dedicado a espaços comuns, a exemplo de sala de reunião, auditório e academia voltada a atividades terapêuticas. “Será um espaço muito bonito, amplo, humanizado, lúdico, aconchegante e acolhedor, mas, principalmente, todo esse projeto já visa a acreditação do Ipasgo Saúde para atender as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, finaliza Letícia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias