Pão francês, pão de milho, pão de cebola, pão para hot dog e tantos outros. São inúmeras as opções que os padeiros produzem. E neste dia, 8 de julho, é celebrado este profissional que faz o pãozinho de todos os dias na mesa de milhares de brasileiros. A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), estima que 41 milhões de brasileiros entrem em padarias todos os dias para comprar pão.
Há mais de 20 anos a padaria é o local de trabalho de Valtenir José do Carmo, de 58 anos. Ele saiu do trabalho no campo para aprender a profissão no interior de Goiás, em Firminópolis, e há quase 13 anos é padeiro da unidade Alphaville do Bretas, em Goiânia.
E na rede aprimorou seus conhecimentos e chegou a ensinar para muitos colegas, mas em casa a cozinha é território proibido para ele. “Minha esposa gosta de fazer e fala que faço bagunça no espaço dela”, revela.
Caio Magno da Silva, de 29 anos, é padeiro da rede Bretas em Sete Lagoas (MG) há quase seis anos. O colaborador conta que era auxiliar em outra padaria e foi convidado para o trabalho. “No Bretas fiz treinamentos e aprimoramentos. Não tinha técnica em confeitaria, agora posso dizer que sou um profissional multiuso”, comenta.
O padeiro também gosta de inventar. “Em casa sempre faço os bolos de aniversário e quando sobra um tempo faço misturas de receitas diferentes, com cascas de frutas, muitos já não deram certo. Mas insisto até a família aprovar”.
Oportunidade
Já em Juiz de Fora (MG), Rodrigo César dos Santos, de 31 anos, é padeiro e foi na rede de supermercados, onde trabalha há 9 anos, que ele aprendeu tudo o que sabe da profissão. Ele foi contratado na área de frios, e logo foi para a padaria para ser auxiliar.
“Sou muito curioso e fui acompanhando a rotina dos colegas. Hoje sei todas as receitas de cabeça’, brinca. O objetivo do profissional é se aprimorar como padeiro e ter mais confiança e responsabilidade no trabalho que executa. “Cada dia é um novo aprendizado”, pontua.
O mercado
De acordo com a ABIP, o Brasil tem mais de 70 mil padarias em todo o território. Apenas no ano de 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país, que representou um acréscimo de 15,3% em relação ao ano anterior.
Aproximadamente 2,5 milhões de trabalhadores fazem parte do setor de panificação, sendo 920 mil com empregos diretos e 1,6 milhão de profissionais indiretos, ainda segundo dados de 2020.
Na rede, independentemente do formato da loja - Armazém, Atacarejo ou o modelo tradicional – sempre há uma padaria para atender o cliente.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 36°
Parcialmente nublado