Quinta, 26 de Maio de 2022
28°

Alguma nebulosidade

Goiânia - GO

Saúde Doar

Rede Estadual de Hemocentros terá funcionamento especial durante o feriado de Carnaval

Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, o déficit dos estoques chegou a 26% em fevereiro

24/02/2022 às 11h15
Por: Gideone Rosa Fonte: JN/GoiasPress
Compartilhe:
Para garantir a manutenção do estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo terá um horário de funcionamento especial durante o feriado de Carnaval.
Para garantir a manutenção do estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo terá um horário de funcionamento especial durante o feriado de Carnaval.

Banco de sangue do Estado está com déficit de 26% no estoque e convida doadores para comparecerem às unidades em Goiânia e no interior

Para garantir a manutenção do estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo terá um horário de funcionamento especial durante o feriado de Carnaval. Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado, 26 de fevereiro, das 8 às 12 horas, na segunda-feira, 28 de fevereiro, das 8 às 18 horas, fechando apenas na terça-feira, 1° de março, e retornando com o atendimento normal na quarta-feira, 2 de março. No interior, as unidades estarão fechadas no sábado, 26 de fevereiro, e na terça-feira, 1° de março, mas funcionarão normalmente na segunda-feira, 28 de fevereiro, das 8 às 18 horas.

Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, o déficit dos estoques chegou a 26% em fevereiro, e que é essencial a colaboração dos voluntários para atender a demanda que tende a aumentar neste período. “Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades, e com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também um aumento do número de acidentes”. Além disso, os números de casos de covid-19 e dengue em nosso Estado seguem altos, o que também reflete no aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes.

Quem pode doar?

Denyse lembra que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após 10 dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade, poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Doação agendada

Antes de sair de casa é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. "O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia covid-19, e uma forma de garantir mais agilidade no atendimento na unidade de Goiânia e também no interior", destaca Denyse.

Serviço:

Onde doar? Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Rede Hemo no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Funcionamento especial:

Unidade de Goiânia: sábado, 26, das 8 às 12 horas; segunda-feira, 28, das 8 às 18 horas; terça-feira, 1°, fechada.

Unidades do Interior: sábado, 26, fechadas; segunda-feira, 28, das 8 às 18 horas; terça-feira, 1°, fechadas.

A partir de quarta-feira, 2, atendimento normal em todas as unidades, das 8 às 18 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias