Quinta, 16 de Setembro de 2021
64 99945-1332
Esportes Canoagem

Conheça os vencedores da 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem realizada em Abadiânia

Evento no Lago Corumbá IV serve de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro e do mundial e é organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem

30/08/2021 18h36
148
Por: Gideone Rosa Fonte: Goiás Press
“O Lago Corumbá IV é uma região muito propícia para a prática do esporte. É uma região a ser explorada, um verdadeiro paraíso das águas.
“O Lago Corumbá IV é uma região muito propícia para a prática do esporte. É uma região a ser explorada, um verdadeiro paraíso das águas."

O Escarpas Eco Parque, condomínio ecológico localizado às margens do Lago Corumbá IV, no município goiano de Abadiânia, sediou a 1ª Copa Corumbá de Canoagem, válida como 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem. A competição foi realizada em parceria com a Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan) no último fim de semana (28 e 29 de agosto) e também serviu de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro, que será realizado em outubro em Brasília, e do mundial.

A 1ª Copa Corumbá contou com a participação de cerca de 50 atletas e atletas paralímpicos, em diversas categorias amadoras e profissionais. O campeão mundial de paracanoagem maratona, Luciano Pereira Lima, foi um dos atletas em disputa e venceu a prova de paracanoagem KL1 (10 km), com o tempo de 1h07m15s. Ele e outros 24 atletas paralímpicos representam o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), a maior equipe de paracanoagem do Brasil.

O tricampeão brasileiro de canoagem maratona e tricampeão brasileiro master de canoagem maratona, Paulo Salomão, que já participou de quatro mundiais entre as categorias oceânica, maratona e velocidade, também competiu e garantiu a vitória na categoria Sênior (20 km), com o tempo de 2h06m16s. Ele é o atual presidente da Febracan, que integra o Comitê Organizador da organização da competição. Paulo adianta que a entidade já tem interesse em realizar outras competições na região, aproveitando a proximidade com Brasília e as facilidades de acesso e deslocamento.

“O Lago Corumbá IV é uma região muito propícia para a prática do esporte. É uma região a ser explorada, um verdadeiro paraíso das águas. Fizemos diversas provas entre 5 km e 20 km, em um nível técnico muito bacana. No lago é possível realizar desde provas de velocidade, que dependem de águas calmas, até provas oceânicas, em que a gente precisa de uma condição de vento um pouco mais extrema”, avaliou o presidente da Febracan.

Além de atleta e das atribuições à frente da Febracan, Paulo Salomão atua como técnico e é um dos responsáveis por um projeto social de paracanoagem em Brasília, que culminou na formação de uma equipe de oito esportistas, que participam de competições no Brasil e no mundo.

“Na seletiva nacional, temos o Luciano Pereira Lima, a Kássia Gomes de Sá e vários outros atletas de destaque nacional atualmente, brigando por representação em competições sul-americanas, pan-americanas, mundiais e Olimpíadas. O IBRES é a maior equipe brasileira de paracanoagem, bicampeã brasileira de velocidade e campeã brasileira de maratona. Então, a equipe de Brasília é uma referência nacional e estamos querendo expandir isso para Goiás”, destacou Paulo.

A 1ª Copa Corumbá de Canoagem contou com disputas nas categorias Sênior (20 km), Master D (5 km), Caiaque Turismo (5 km), Caiaque (5 km), Caiaque Duplo (5 km) e Cadete (10 km). Na seletiva nacional da paracanoagem, foram disputadas as categorias KL1 (5 km e 10 km), KL2 (5 km e 10km), KL3 (5 km e 10 km), VL1 (5 km) e VL2 (5 km e 10 km).

O Escarpas Eco Parque firmou uma parceria com a Febracan para sediar outros eventos da modalidade. Em breve, o potencial do Lago Corumbá IV e do Escarpas para os esportes náuticos ficará ainda mais evidente com a implantação de uma marina guarda-barcos com estrutura de ponta. A marina será construída pela empresa Intermarinas, que tem como um dos sócios o bicampeão olímpico Torben Grael, e vai oferecer uma gama completa de serviços para embarcações. Segundo Torben, Goiás tem condições favoráveis para participar do desenvolvimento dos esportes náuticos no interior do Brasil.

Para o empreendedor Leandro Daher, sócio-diretor da Tropical Urbanismo, o Escarpas Eco Parque tem todas as características necessárias para atrair competições e atletas de toda a região, e a realização de eventos como estes vai trazer um grande retorno ao município de Abadiânia e ao Lago Corumbá IV, em termos de turismo e movimentação da economia local.

“O Escarpas vai manter a preservação da natureza exuberante do Lago Corumbá IV e foi pensado para respeitar o meio ambiente em primeiro lugar. Além disso, a vocação para o esporte, a ecologia e a aventura vão atrair esse público que gosta de estar em sintonia com a natureza. Temos todas as condições para transformar a região em um grande polo para a prática de esportes ligados à natureza”, disse Leandro.

O Escarpas possui lotes de 500 m² a 2.500m², que devem ter uma área mínima construída de 100 m². A proposta do Escarpas é reunir eco-aventura, clube, marina e condomínio ecológico em um só lugar. Localizado às margens do lago Corumbá IV, a 105 km de Goiânia, 130 km de Brasília e 60 km de Anápolis, o empreendimento da Tropical Urbanismo, Grupo Ferroeste e Ever Soluções Urbanas teve sucesso absoluto de vendas nas duas primeiras etapas, com 380 lotes já comercializados, e está agora na terceira e última etapa, com 90 unidades. A previsão é de que as obras do complexo sejam totalmente concluídas até o final de 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 18h22 - Fonte: Climatempo
36°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 37°

33° Sensação
22 km/h Vento
15% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias