Domingo, 25 de Julho de 2021
64 99945-1332
Saúde Confusão mental

A confusão mental é um sinal de alerta precoce de covid-19 grave

Pacientes com covid-19 com confusão mental apresentam risco aumentado de uma forma grave da doença, concluiu um novo estudo.

05/07/2021 11h31
150
Por: Gideone Rosa Fonte: Mackenzie/Goiás Press
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Rubens de Fraga Júnior

Os pesquisadores analisaram os registros eletrônicos de saúde de mais de 36.000 pacientes em cinco hospitais da Flórida. Destes, 12% desenvolveram covid-19 grave.

Pacientes com confusão mental eram três vezes mais propensos a desenvolver doenças graves do que aqueles sem esses sintomas, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da Critical Care Explorations.

"Um dos pontos principais no tratamento do novo coronavírus é procurar por sinais de que você pode ter um curso agressivo ou grave da doença", disse o autor do estudo David Marra.

"O que descobrimos foi que certos sintomas cerebrais, especificamente uma condição conhecida como encefalopatia, podem ser um marcador precoce de covid-19 mais grave", disse Marra em um comunicado da universidade. "Esperamos que isso possa ajudar os trabalhadores da linha de frente e outros provedores de saúde com informações para ajudá-los em casos de doença mais grave."

A encefalopatia é caracterizada por desorientação geral e confusão, explicou marra.

"Eles podem não saber onde estão ou ficar confusos sobre as pessoas ao seu redor", disse ele. "Eles podem não saber a data ou os eventos recentes. Se houver muita confusão, isso seria sugestivo de algum tipo de disfunção cerebral aguda."

Os sintomas da encefalopatia geralmente surgiram alguns dias antes ou simultaneamente à progressão do covid-19 para um estágio grave que requer tratamento intensivo, como internação em unidade de terapia intensiva ou ventilação, concluiu o estudo.

Fonte: Marra, David E. PhD1; Busl, Katharina M. , MD, MS2,3; Robinson, Christopher P. DO, MS2,3; Bruzzone, Maria J. MD2; Miller, Amber H. MPH2; Chen, Zhaoyi PhD4; Guo, Yi PhD4; Lyu, Tianchen MS4; Bian, Jiang , PhD4; Smith, Glenn E. PhD, ABPP-CN1 Examination of Early CNS Symptoms and Severe Coronavirus Disease 2019: A Multicenter Observational Case Series, Critical Care Explorations: June 2021 - Volume 3 - Issue 6 - p e0456

doi: 10.1097/CCE.0000000000000456

Rubens de Fraga Júnior é professor de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias