Domingo, 24 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Goiânia - GO

Cidades "lixo" eletrônico

Municípios de Goiás recebem drive-thru sustentável em maio

Campanhas incentivam o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e pilhas para que sejam destinados à reciclagem

03/05/2021 às 11h40
Por: Gideone Rosa Fonte: Goiás Press
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mês de maio, a OSC Programando o Futuro e a Green Eletron , gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas promovem a ação intitulada 'Drive-thru do Resíduo Eletroeletrônico' (REEE) em dois municípios de Goiás: Cavalcante e Caldas Novas. A campanha tem o objetivo de recolher equipamentos que não têm mais utilidade, para evitar que sejam descartados incorretamente.

A população poderá entregar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte (computadores, impressoras, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos - acesse a lista completa aqui ) sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, de forma totalmente segura. Basta levá-los aos locais onde os eventos acontecem (veja abaixo).

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.

A campanha faz parte da Caravana do Descarte, projeto que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino.

Reciclagem de REEE - O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d'água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento 'Eletrônico Não é Lixo'. No site http://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.

Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária para o descarte de eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade.

Serviço:

Drive-Thru do Lixo Eletrônico

Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @programandofuturo

Cidade: Cavalcante

Dias: 10, 11 e 12 de maio

Horário: 9h às 16h

Local: Feira Municipal Coberta - R. Três, 212-234, Cavalcante - GO, 73790-000

Informações: Rodrigo Zaltana (Secretaria de Meio Ambiente): (62) 9820-3482 ou Vilmar (Programando o Futuro): (61) 98423-4490

Cidade: Caldas Novas

Dias: 17, 18 e 19 de maio

Horário: 9h às 19h

Local: Praça Mestre Orlando

Informações: Bruna (SEMMARH): (64) 98129-5947 ou Vilmar (Programando o Futuro): (61) 98423-4490

Sobre a Green Eletron

A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/10 PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Green Eletron criou um sistema coletivo para realizar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio do "lixo eletrônico" para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias