Sábado, 06 de Março de 2021
64 99945-1332
Educação Comportamento

43% dos jovens da geração Z não se acostumaram com aulas online

Plataforma social Yubo pesquisou posicionamento dos jovens brasileiros sobre EAD durante o período de isolamento social

29/01/2021 10h38
127
Por: Gideone Rosa Fonte: J.N
Conheça a Geração Z e porque ela é importante / Foto: partageshopping.com.br
Conheça a Geração Z e porque ela é importante / Foto: partageshopping.com.br

Em meio ao cenário de pandemia do Covid-19, os estudantes de todo o mundo passaram a estudar online, mas mesmo sendo uma geração nativa digital, 71,7% afirmam que o ensino a distância impactou negativamente nos estudos. Em pesquisa feita pela plataforma social Yubo com mais de 2400 jovens da geração Z, 57.6% dos brasileiros disseram complementar os estudos usando as redes sociais. 

De todos os entrevistados, 89,5% estudam na rede pública de ensino nacional em escolas, cursos técnicos e universidades. A modalidade do EAD (ensino à distância), adotada nacionalmente após as medidas de distanciamento social, foi reprovada na opinião da maioria dos estudantes.

Cerca de 71% dos jovens considerou que o EAD impactou negativamente o processo de aprendizado, enquanto 17% disse não sentir diferença e 10% conseguiu aprofundar seus estudos com a nova modalidade de ensino. Com as aulas virtuais, 57,6% afirmou que usou as redes sociais para pesquisar conteúdos para complementar com o aprendizado em aula e 30% recorreu aos amigos através de mensagens e grupos de estudo.

“Muitos dos jovens mundialmente se viram forçados a ter aulas virtuais por conta da pandemia e das medidas de isolamento social e isso os levou a procurar formas diferentes de complementar seus estudos. As redes sociais, que normalmente eram aproveitadas para momentos de lazer e relaxamento, ganharam uma nova função nas mãos dessa geração”, diz Sacha Lazimi, CEO e cofundador do Yubo.

Retomada das aulas presenciais

Até o momento, redes públicas de 15 estados têm previsão de retomada presencial das aulas em 2021. Cerca de 41% dos usuários do Yubo afirmaram que suas redes de ensino ainda não decidiram sobre o retorno presencial e 16% voltará a ter aulas nas escolas.

Ao mesmo tempo, 43% afirmou preferir as aulas presenciais e 25% gostaria do ensino dividido entre presencial e EAD, pois sente que o ensino à distância se saturou. Entre os familiares, 38% considera “perigoso” o retorno presencial às aulas, enquanto 24% acha “necessário”. 

ENEM 2020

Yubo entrou em contato com mais de 2.400 jovens da geração Z para perguntar também sobre o ENEM. Dos usuários da plataforma, 80% foram favoráveis ao adiamento por motivos decorrentes da atual pandemia: 53% considerou necessário adiar o ENEM para “evitar o contágio pelo coronavírus”, enquanto 26% era a favor de uma nova data pois “não foi possível para estudar bem para a prova por conta do EAD” e 0,3% gostaria de um adiamento já que não se encontra em condição financeira de pagar o transporte até o local do exame.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 20h18 - Fonte: Climatempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 28°

24° Sensação
7 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias