Quinta, 21 de Janeiro de 2021
64 99945-1332
Brasil Vacinar ou não?

Democracia, saúde e valores

"Estaremos gerando mais um grupo de discriminados?"

18/12/2020 09h40
253
Por: Gideone Rosa Fonte: Goiás Press
Rosita Capelo Fonteles - Graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Especialista em Educação Biocêntrica, pela Universidade Estadual do Ceará (2004), Brasil. Doutoranda em psicopedagogía, pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha
Rosita Capelo Fonteles - Graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Especialista em Educação Biocêntrica, pela Universidade Estadual do Ceará (2004), Brasil. Doutoranda em psicopedagogía, pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha

Em um regime democrático as leis são iguais para todos, portanto se temos a opção de decidir se tomamos ou não a vacina, qual é o sentido de sofrer punição ou restrição em somente uma das opções? É pra dar origem a mais um grupo a ser discriminado? A democracia visa o bem de todos, sem preconceito ou qualquer tipo de discriminação. Uma nação democrática deve garantir irrestritamente os direitos humanos e a aplicação de medidas restritivas fere a dignidade da pessoa.  

A vida é o nosso bem maior, temos o dever de velar por ela, ninguém deseja atentar contra sua vida por opção e muito menos por imposição. Portanto a decisão do cidadão de se vacinar ou não precisa ser respeitada. Até mesmo porque a responsabilidade de sua decisão recai sobre ele mesmo. Os que vão tomar a vacina não têm com que se preocupar porque já vão se considerar imunizados, portanto os que não tomarem não vão conseguir transmitir para eles e assumirão as consequências de sua decisão sem afetar o próximo. O que não acontece com a obrigatoriedade da vacina.  

A função do medo é nos proteger. Se essa vacina pode ser pior que o corona vírus esse medo tem fundamento. Afinal não faz um ano que surgiu essa pandemia e as vacinas já estão prontas, desenvolvidas em tempo recorde. Quais os testes que foram realizados para conhecermos seus efeitos a longo prazo se não existiu tempo para a realização desses testes? Colocar vacinas no mercado sem serem devidamente testada, na minha opinião, é irresponsabilidade e um possível crime contra a saúde pública, mas querer obrigar, impondo medidas restritivas para que a população tome as vacinas chega a ser brutalidade.

Como uma questão partidárias a campanha a favor da vacina também é injusta e vergonhosa. Diariamente somos bombardeados com informações pro-vacina. Porque a mídia não mostra a opinião de médicos e cientistas que são contra essa vacinação para informar e esclarecer mais a população, dando á mesma mais condições para tomar a melhor decisão, se deve ou não tomá-la? A população tem amor a vida e o direito de ouvir outras opiniões.  

Confiança se conquista com transparência e verdade. Não com informações falsas ou distorcidas, muito menos com medidas autoritárias de obrigatoriedade. Aplicar restrição ao cidadão sob qualquer condição implica em imposição, é medida invasiva, uma forma de coagir. Precisamos conhecer as evidências científicas que amparam as duas opiniões. Porque a mídia apresenta só as dos que são a favor da vacinação?  

O dever das nações é de zelar pela saúde da população e não expor a um risco, talvez, ainda maior que a própria doença. Se a vacina for realmente segura o estado cumpre o seu papel ao disponibiliza-la gratuitamente para a população. No entanto as medidas restritivas são antidemocrática. Será que estaremos gerando mais um grupo de discriminados? 

É por tudo isso que a Educação em valores continua sendo o meu partido e a minha bandeira. Acredito que o ensino de valores como Honestidade, Respeito, Responsabilidade, entre outros, é necessário e urgente podendo nos livrar de muitos males e perigos.

Feliz Natal! Que Deus nos proteja e se puder, em 2021 colabore mais com o ensino de valores humanos.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Só Letrando
Sobre Só Letrando
O raio X da escrita diária
Goiânia - GO
Atualizado às 21h29 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 33°

25° Sensação
10.2 km/h Vento
69% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias