Sábado, 28 de Novembro de 2020
64 99945-1332
Geral Lingerie

Da fabricação à venda: como uma lingerie é feita?

A lingerie é uma peça de roupa de grande importância para a maioria das mulheres.

03/11/2020 09h01
172
Por: Gideone Rosa Fonte: Goiás Press
Foto: Reprodução / https://www.comprafacillingerie.com.br/linha-noite/baby-doll
Foto: Reprodução / https://www.comprafacillingerie.com.br/linha-noite/baby-doll

Uma noite especial entre um casal, por exemplo, pode ser ainda melhor com toda segurança e confiança que um sutiã bonito e uma camisola sensual têm o poder de trazer.

Porém, grande parte das pessoas não sabe como são feitas as peças e, muito menos, quem está envolvido nessa produção. A verdade é que é necessário um longo caminho, desde a fábrica de lingerie, para que as peças cheguem nas gavetas das mulheres de todo o mundo.

E a fabricação está cada vez mais complexa. Além de sutiãs e calcinhas, conjuntos como baby doll, camisola e pijamas ganham espaço no universo da lingerie, fazendo com que fábricas se dediquem a uma gama diversificada de produtos. 

A confecção de peças íntimas, também, deve levar em consideração aspectos para além do corte e modelagem. De acordo com o manual feito pela Sebrae em conjunto com a ABNT, que destaca algumas normas técnicas para essa produção, lingeries devem também possuir costuras confortáveis, criatividade e qualidade. 

Portanto, a fabricação é essencial para que a loja venda peças que cumpram com todos esses requisitos. O passo a passo muda de acordo com cada fabricante, mas, de maneira geral, pode-se destacar seis etapas: design, modelagem, corte, costura, montagem e distribuição. 

Design

O mundo da lingerie é vasto, com diversas opções muito diferentes. O profissional responsável por definir o rumo de cada roupa é o designer ou estilista, que inicia o trabalho muito antes da confecção em si.

Para isso, é necessário que a pessoa responsável faça um grande estudo sobre tendências, a fim de definir a melhor cor, corte, tecido e caimento. Além disso, deve-se entender a necessidade do cliente alvo, a fim de atraí-lo e atender a todas suas necessidades. 

O designer, junto com outros profissionais, também deve comandar a fabricação da peça piloto. Essa roupa serve como um "teste" da ideia inicial. Antes de, de fato, se iniciar a produção, é preciso garantir sua viabilidade e qualidade. 

Para isso, se cria a peça piloto. Quando há sua aprovação, a fábrica pode dar início ao trabalho.

Modelagem 

Com o desenho e a ideia prontos, é preciso iniciar a produção da peça e, para isso, há a modelagem. Nessa etapa, são feitos moldes para guiar a preparação e o corte do tecido. Cada um tem uma forma específica, semelhantes aos pedaços que, juntos, formarão a lingerie. 

Existem moldes prontos, mas cada fábrica pode fazer seu próprio, a fim de dar originalidade à peça. Nesse momento, destaca-se a ação do modelista, profissional responsável por traçar a estratégia e definir os moldes que serão utilizados em cada lingerie.

Muitos trabalhadores contam também com o auxílio da tecnologia, fazendo a modelagem computadorizada. Assim, é possível aproveitar o máximo de tecido, evitando desperdícios e garantindo maior economia para a fábrica. 

Corte

Com base nos moldes previamente feitos, os tecidos são cortados. Portanto, a etapa anterior é responsável por originar os formatos de referência, a fim de indicar aos profissionais onde e como cortar cada material.

Assim, o resultado são diversos recortes de "pedaços" de tecidos que, à primeira vista, podem não remeter a uma lingerie. Porém, esses aparentes retalhos, quando juntos, formarão o sutiã ou calcinha.

Garantir um corte correto e de qualidade é passo essencial para a fabricação de uma boa peça. Para isso, também é possível contar com o apoio da tecnologia. Além de programas de cortes computadorizados que, semelhante à etapa da modelagem, indicam o melhor lugar para cortar, a fim de utilizar o máximo do tecido, também é possível fazer cortes à laser. Esse tipo de tecnologia agiliza o processo e permite cortes retos, feitos de forma precisa.

De maneira geral, há um pedaço de tecido específico para as laterais, as partes da frente e da traseira. No caso da peça de cima, ainda é preciso pensar na alça, presentes no sutiã.

Costura

O quarto passo é a etapa da costura. Responsáveis por agrupar todos os retalhos, assim como nas outras etapas, os grupos de profissionais podem fazer o trabalho à mão ou utilizar máquinas para agilizar a fabricação. A escolha do processo ideal irá depender do tamanho da fábrica e de sua demanda semanal. 

Quando se costura os pedaços de tecido - que, como mencionado, formam a parte de trás, lateral e da frente - tem-se, enfim, o esqueleto da peça. Porém, a costura também é importante em outro momento da fabricação: na construção da peça piloto.

Nesse caso, destaca-se o trabalho da costureira pilotista. Essa profissional é uma das responsáveis pela confecção do piloto, junto ao estilista. A partir daí, é necessário haver aprovação tanto do próprio profissional de design, quanto do modelista.

Com tudo acordado, a peça é colocada para fabricação - momento no qual é preciso da mão de obra de mais costureiras, para intensificar o ritmo. Assim, o produto segue para o próximo passo. 

Montagem e ajustes

Na montagem, fazem-se os ajustes finais. Profissionais trabalham inserindo os detalhes que irão deixar a lingerie finalmente completa. Alguns exemplos, nesse caso, são os aros, fechos e bojos presentes em sutiã. A calcinha também recebe ajustes, como a inserção de pingentes ou acessórios de enfeite.

Nesse momento, também insere-se a etiqueta, para afirmar a autoria da fábrica sobre o produto. Por fim, há o último passo, dedicado à embalagem e distribuição da lingerie.

Embalagem e distribuição 

Novamente, um grupo de pessoas trabalha na embalagem das lingeries. O processo é feito com todo cuidado necessário, a fim de proteger a peça durante o transporte. Com a distribuição, os produtos são enviados para lojas físicas ou estoques específicos, nos quais e-commerces podem ter acesso às lingeries. 

Em toda etapa, é necessário o trabalho de muitas pessoas. São esses profissionais, com o auxílio de máquinas e aparatos tecnológicos, que fazem a peça passar de um pequeno retalho até uma lingerie completa, pronta para ser usada. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 15h53 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 32°

32° Sensação
24 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias