Terça, 22 de Setembro de 2020
64 99945-1332
Cidades Testagem/Covid-19

Testagem em massa da Covid-19 ocorre em 13 municípios goianos até o final desta semana

Oito cidades goianas já iniciaram os testes RT-PCR em pessoas selecionadas pelo aplicativo “Dados do Bem”. Outros cinco devem começar monitoramento nesta semana

04/08/2020 08h16
136
Por: Gideone Rosa Fonte: J.O.
Objetivo do Governo do Estado é que 78 municípios goianos realizem testagem de pessoas suspeitas | Foto: Reprodução
Objetivo do Governo do Estado é que 78 municípios goianos realizem testagem de pessoas suspeitas | Foto: Reprodução

Por Fernanda Santos 

Oito municípios goianos já começaram as testagens para Covid-19 com base no sistema de triagem “Dados do Bem”. Até a próxima quarta-feira, 5, outras cinco cidades iniciarão a operação. Até o final da semana, serão 13 municípios, incluindo Goiânia, que já realiza há uma semana os exames.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, ao todo serão 78 municípios selecionados para fazer a ampla testagem, com pacientes que passaram por triagem do aplicativo “Dados do Bem”. As cidades terão entrada gradual no programa, conforme assinatura do termo de adesão. O processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de quatro mil testes por dia em todo Estado.

Já testam Americano do Brasil, Aragarças, Hidrolândia, Nova Crixás, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio de Goiás e Vianópolis. A partir de amanhã, também começarão a monitorar Ceres, Rubiataba e Valparaíso de Goiás. Na quarta-feira, Bela Vista e Crixás.

Quem tem interesse em participar deve baixar o aplicativo “Dados do Bem” no celular e responder a um questionário. O próprio aplicativo, por meio de inteligência artificial seleciona quem está apto a ser testado. Quem receber indicação para teste, receberá um voucher com QR Code. Toda a comunicação é realizada por meio do próprio aplicativo, com as orientações do teste.

A ampliação da testagem e do monitoramento é uma parceria do Governo de Goiás com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), que doou os kits e vai fazer a análise dos testes. Até a manhã desta segunda, 3, 26.176 goianos haviam realizado download do aplicativo. Destes, 16.,058 são de Goiânia. Os testes na capital são agendados para o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp) e na Unidade de Saúde da Família (USF São Francisco). A Prefeitura de Goiânia estuda liberar os testes em outras três unidades de saúde.

Fonte: Jornal Opção

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias